sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Especial de Natal - Bread Machine Panettone

"Essa máquina de pão do senhor faz Panettone?", perguntou nossa fiel escudeira. Boa pergunta. Não havia pensado nisso. Muito embora a máquina de pão não faça exatamente os pães mais espetaculares do mundo, ela é extremamente conveniente quando se quer ter pão fresco, com os ingredientes que você quer, sem conservantes, com frequência. Obvio que uma massa trabalhada a mão e assada num forno decente é muito melhor, mas você nunca vai fazer isso todo dia. Com a geringonça, coloca-se os ingredientes dentro, programa-se, e o cheiro de pão fresco invade a casa no dia seguinte. Tenho uma Zojirushi, uma máquina simples e barata que é considerada a de melhor performance do mercado. Recomendo.

Enfim, fui fuçar a internet atrás de uma receita de Panettone para bread machine. Achei várias, dei uma adaptada, fiz um protótipo que não deu certo, mas do segundo em diante consegui um resultado bastante bom.






A grande vantagem de fazer seu próprio Panettone, assim como os outros pães, é a possibilidade de colocar os ingredientes que quiser. Assim, fiz o nosso com cranberries desidratados ao invés de uvas passas, e frutas cristalizadas italianas, de melhor qualidade. Só assim pra competir com o Bauducco, o melhor Panettone da galáxia. Um dia (talvez) consiga chegar na textura deles.......

Bread Machine Panettone
Minha receita; funciona perfeitamente para máquinas com formas de 1/2 quilo

Ingredientes
1/4 de xícara de manteiga derretida
2/4 de xícara de água
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de Panettone
1/2 colher de chá de essência natural de baunilha
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de frutas cristalizadas
2/3 xícara de cranberries desidratados
1 1/2 xícara de fermento biológico instantâneo

Preparo
Coloque os ingredientes pela ordem na máquina
Programe o ciclo regular (aproximadamente 4 horas)

Buon Natale!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário